Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para o Concurso de Admissão ao Colégio Militar de Belém
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Abertas as inscrições para o Concurso de Admissão ao Colégio Militar de Belém

  • Published: Wednesday, 31 July 2019 20:48
  • Last Updated: Thursday, 01 August 2019 02:06

Belém (PA) – O COMANDANTE DO EXÉRCITO, por intermédio do DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO (DECEx), amparado na Lei n° 9.786, de 08 FEV 1999 (Lei de Ensino do Exército) e no Decreto n° 3.182, de 23 SET 1999 (Regulamento da Lei de Ensino do Exército), e por intermédio da DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL (DEPA), faz saber que estão abertas, no período de 22 de julho a 23 de agosto de 2019, até 23h59min – (HORÁRIO DE BELÉM), as inscrições para o Concurso de Admissão (CA) ao Colégio Militar de Belém (CMBel).
O presente concurso de admissão destina-se a preencher 30 (trinta) vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental e 5 (cinco) vagas para o 1º ano do Ensino Médio no CMBel, conforme determina a Portaria nº 154-DECEx, de 9 de julho de 2019.

As inscrições serão realizadas somente pela internet, através do endereço eletrônico do Colégio Militar de Belém (http://www.cmbel.eb.mil.br).

O (a) candidato (a) à inscrição no Concurso Público de Admissão ao Colégio Militar de Belém, seja do sexo masculino ou feminino, deverá satisfazer aos seguintes requisitos, a serem comprovados até a data da matrícula.
I - ser brasileiro.
II - ter concluído ou estar cursando:
a) o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF);
 b) o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM);
III - estar enquadrado nos seguintes limites de idade:
a) para 6º ano/EF: - ter menos de 13 (treze) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula;
b) para o 1º ano/EM: - ter menos de 18 (dezoito) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. - não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer CM;
As inscrições devem ser efetuadas pelo responsável legal do candidato e a taxa terá o valor de R$ 95,00 (noventa e cinco reais). Para o Exame Intelectual, são verificados conhecimentos de Matemática e Português/Redação em duas fases de caráter eliminatório e classificatório para todos os inscritos. No corrente ano, tem-se a seguinte programação para a realização do Exame Intelectual:
- 21 de setembro de 2019: Ambientação (Local: Escola Tenente Rego Barros);
- 22 de setembro de 2019: Prova de Matemática (Local: Escola Tenente Rego Barros); e
- 10 de novembro de 2019: Prova de Português/Redação (Local: Colégio Militar de Belém).


Informações adicionais e outros documentos referentes ao Concurso de Admissão poderão ser obtidos no Manual do Candidato, que está disponível no site do CMBel: www.cmbel.eb.mil.br
Sobre o CMBel
O Colégio Militar de Belém (CMBel) é o 13º Estabelecimento de Ensino do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), que atende a 15 mil jovens em todo o País. O CMBel é resultado de uma parceria entre o Exército Brasileiro, o Governo Estadual, a Prefeitura Municipal de Belém e parlamentares paraenses. A inauguração do Colégio ocorreu no dia 12 de janeiro de 2016, durante as comemorações dos 400 anos da Capital Paraense.
Para os aprovados e classificados no exame intelectual, é necessário se submeter à revisão médica e odontológica, também de caráter eliminatório, na sede do CMBel, a fim de se verificar se possuem condições de saúde compatíveis com as exigências decorrentes das atividades previstas nos documentos curriculares do CMBel.
Ao considerar que a educação não se limita aos conteúdos disciplinares, o CMBel trabalha e cultua valores inerentes à vida militar, como o respeito, a organização, a honestidade, a honra, a lealdade e a responsabilidade (pessoal, social e ambiental).
O incremento da qualidade do ensino básico ofertado pelo CMBel tem como fulcro o aprimoramento do atendimento à família militar, visando proporcionar à sociedade paraense em geral um ensino de excelência, alicerçado em princípios e em valores éticos e morais consagrados, além de costumes e das tradições do Exército Brasileiro.

O Colégio Militar de Belém é o décimo terceiro Estabelecimento de Ensino do Sistema Colégio Militar do Brasil e possui o Ensino Fundamental, do 6° ao 9º ano e terá o 1º ano do Ensino Médio ativado em 2020. Projeta, como visão de futuro, possuir um padrão de qualidade igual aos demais Colégios Militares que fazem parte do Sistema. Não oferece internato e possui uma quota mensal escolar (mensalidade) cujos valores podem ser consultados na Tesouraria do CMBel.
O telefone de contato é (91) 3211-3685.

registrado em:
Fim do conteúdo da página